segunda-feira, 2 de agosto de 2010



Isotônicos X Energéticos
Isotônicos e energéticos são produtos que geram muitas dúvidas, não e difícil encontrar pessoas que confundem as bebidas energéticas com os isotônicos.
A principal característica das bebidas energéticas, que podemos considerar como estimulantes é que, na sua composição, contém cafeína, um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), em concentrações semelhantes a de um café. A cafeína está relacionada a um aumento da atenção, estímulo da liberação de adrenalina e facilitação da liberação de cálcio, propiciando uma contração muscular mais efetiva. Desta forma, a cafeína seria capaz de estimular três diferentes sistemas de fornecimento de energia (ATP, anaeróbio e aeróbio).
Além da cafeína, os energéticos apresentam os seguintes componentes:
Taurina: é um aminoácido naturalmente presente no corpo humano. Pode também ser obtido a partir de alimentos de origem animal. Estudos demonstram que uma suplementação oral de taurina é capaz de aumentar a freqüência cardíaca após uma sobrecarga física. .
Glucoronolactona: esta substância é formada a partir da glicose e auxilia nos processos de eliminação de toxinas endógenas e exógenas. Na atividade física age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance. .
Vitaminas: estas bebidas apresentam vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B. Entretanto, deve-se lembrar que, somente a partir de uma alimentação variada e balanceada, é possível a obtenção de todas as vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo. .
Carboidratos: a estas bebidas é adicionada uma grande quantidade de carboidratos – sacarose – explicando-se, assim, a sua característica de ‘Bebida Energizante’. São hipertônicas – têm grande concentração de açúcar – e, por este motivo, estimulam a sede.
Já os isotônicos são bebidas cuja função é repor os sais perdidos pelo suor, por atletas e outras pessoas submetidas a esforço físico intenso, como acompanhar o Show de Vitor e Leo, por exemplo. São chamados de repositores hidroeletrolíticos, pois são justamente estes sais que ao sair do organismo via suor criam um desequilíbrio que causam problemas ao atleta, como o aparecimento de câimbras pela falta de potássio ou desidratação o que é muito comum.
As bebidas isotônicas possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido. Por apresentar baixa quantidade de carboidratos (em torno de 8%) se comparado com outras bebidas (sucos e refrigerantes), não há sobrecarga do aparelho digestivo. Além disso, os carboidratos fornecem energia para os músculos em exercício.
Apresentam uma concentração semelhante aos líquidos fisiológicos, promovendo uma absorção rápida de sais e de água. Além disso, estas bebidas não apresentam cafeína em sua composição.
A composição fundamental destas bebidas é a combinação entre os sais de sódio, de potássio e em menor escala, sais de magnésio, usados em forma de cloretos e fosfatos.
As bebidas isotônicas normalmente levam um pouco de carboidratos monomoleculares:
glicose e/ou frutose, pois são assimiladas rapidamente no organismo, permitindo uma carga rápida de energia.
Então é correto dizer “vamos tomar um energético para ficar acordados a noite intera” Ah!, se dançam muito e suam bastante, podem pedir seu isotônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
PARCEIRA COM Ohttp://blogfclubesparamulheres.blogspot.com/ BLOGhttp://faclubeapaixonadasporleochaves.blogspot.com/